Política de Entregas, Trocas e Devoluções
Considerações Iniciais:
A Cafezale é uma loja que atua no setor de e-commerce, oficialmente autorizada por algumas das marcas de derivados de café, chás, chocolates e biscoitos mais renomadas do mercado, e que atua conjuntamente com as fabricantes, na medida de suas responsabilidades, para atender as demandas e manter o nível de excelência de seus produtos.
Nossa política de entregas, trocas e devoluções é totalmente pautada na Lei 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), e prima pela satisfação de nossos clientes, sempre de forma transparente e harmônica no intuito garantir efetividade, sem deixar de lado as práticas comerciais honestas e o respeito a posição do nosso destinatário final dentro da relação de consumo.
Todas as solicitações que envolvam trocas e devoluções deverão ser comunicadas à nossa Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone fixo: (21) 2430-3189; do Whatsapp: (21) 98119-3442 ou do endereço eletrônico: contato@cafezale.com.br.
Tendo isso em vista, observar-se-á as diretrizes de nossa política a seguir:
1. Prazo de Entrega:
Não mediremos esforços para cumprir os prazos de entrega, contudo, a possibilidade de ocorrência de circunstâncias alheias à nossa vontade que infiram diretamente no prazo prometido, existe. Nestas hipóteses, o novo prazo de entrega poderá ser visualizado no link de rastreio enviado por e-mail no momento de envio do pedido.
2. Falta de Estoque
Caso algum produto “pré-comprado” esteja indisponível no momento em que tiver que ser enviado para a entrega, notificaremos o cliente e ressarciremos o valor integral da compra, via cartão de crédito, boleto bancário, débito on-line ou PIX.
Contudo, se o cliente desejar realizar a troca por um produto de mesmo valor, este será enviado no mesmo prazo previsto para aquele que estava indisponível, a contar da data de solicitação de troca.
3. Arrependimento ou Desistência:
Cabe o exercício do direito de arrependimento até 7 (sete) dias após o recebimento do pedido. Nesta hipótese, será facultada ao consumidor a opção de troca do produto ou da devolução e reembolso do valor pago (monetariamente atualizado).
Caso o consumidor já tenha recebido o produto não consumível e dentro deste prazo exerça seu direito de arrependimento por meio da devolução do produto, este só será aceito se estiver em sua embalagem original, desde que em bom estado, e o produto estiver em suas condições originais (no estado e com os componentes que foram recebidos) devendo também estar acompanhado de sua nota fiscal, manual de instruções e todos os demais acessórios.
Para a devolução ou troca de produtos consumíveis, a embalagem deverá estar lacrada, e sem quaisquer tipos de rasgos, furos, sinais de que permaneceu em local inadequado e demais danos aparentes.
Após a devolução do produto, que somente será válida se feita dentro do prazo informado, este será avaliado dentro do prazo de 5 (cinco dias). Se constatados os requisitos anteriormente informados, será feita a remessa reversa nos termos do tópico “6.1 – Divergências na Entrega” ou o reembolso, nos termos do tópico “7 - Formas de Reembolso”.
Caso seja constatado que os requisitos supracitados não tenham sido cumpridos, estaremos isentos de restituição, e o produto será reenviado ao cliente, acompanhado de justificativa por escrito do motivo de sua recusa.
4. Quando o produto apresenta algum defeito visível:
Na hipótese de o produto perecível, isto é, aquele ingerível ou comestível recebido apresentar vícios de fácil constatação, o consumidor deverá nos notificar sobre o fato dentro de até 30 dias contados do recebimento. Em se tratando de produto não perecível, isto é, aqueles não ingeríveis e não consumíveis, dentro de 90 dias. Serão facultadas ao cliente as possibilidades de troca do produto (mediante prévia análise – como forma de resguardo a consumidores de má-fé), ou a devolução do produto e o consequente reembolso do valor pago (monetariamente atualizado).
5. Quando há um erro do fabricante e o produto apresenta algum defeito oculto
Nas hipóteses de erro da fabricante ou de vício oculto, é garantido ao cliente o direito de reclamação em até 90 dias depois de constatado o defeito, em se tratando de produtos não ingeríveis ou comestíveis. A atuação direta da Cafezale dependerá da situação, a ver:
- Se a natureza do problema não for de considerável gravidade, atuaremos diretamente, da forma mais ágil possível, para resolvê-lo;
- Se a natureza do problema for de maior gravidade, caberá ao consumidor acionar a garantia do produto e assistência técnica diretamente com a fabricante. Nessas hipóteses, prestaremos o auxílio que nos for cabível, bem como a mediação do contato entre fabricante e consumidor, se assim for necessário.
Para aqueles produtos que são ingeríveis ou comestíveis, a Cafezale realizará a troca ou reembolso (nos termos de seu tópico específico), assim que for notificada do defeito, desde que respeitado o prazo máximo de reclamação de 30 dias após a constatação do defeito.
Reiteramos que nossa atuação direta dependerá da natureza do problema, contudo, se o contato com as fabricantes se mostrar necessário, prestaremos a assistência para resolução do problema.
6. Divergências na Entrega ou na Montagem do Pedido:
No ato da entrega, o volume deve ser aberto e, no caso de alguma das divergências relacionadas abaixo, o consumidor deve contatar a nossa Central de Atendimento ao Cliente.
1. Embalagem estiver aberta ou avariada;
2. Produto avariado;
3. Produto em desacordo com o pedido;
4. Falta de itens ou acessórios.
Ressaltamos que se o cliente receber o produto em uma das hipóteses listadas acima, e julgá-lo adequado para uso, poderá não realizar a troca, mas se acreditar que, de alguma forma, se tornou impróprio para uso ou consumo, ou teve seu valor diminuído, deverá tomar as seguintes medidas:
6.1. Para os itens 1 e 2 (Divergências na Entrega):
Caso a divergência seja constatada após o recebimento do produto, o consumidor deverá notificar a avaria ou divergência à nossa Central de Atendimento ao Cliente no prazo de até 24 horas após a data do recebimento. Após o contato, o consumidor será instruído a se dirigir aos Correios para realizar a devolução (a depender da natureza do produto), tendo 7 dias de prazo para tanto. Se houver a impossibilidade de locomoção para a devolução, esta deverá ser informada ao nosso SAC, que, mediante análise, poderá oferecer solução diversa para o impasse. O prazo para a remessa reversa do produto será informado via e-mail ou telefone e o produto correto será enviado com no máximo o dobro do prazo acordado no ato da compra. Nestas hipóteses, também é facultado ao cliente o reembolso, se assim desejar.
6.2. Para os itens 3 e 4 (Erros na montagem do pedido):
Nos casos em que sejam cometidos erros na montagem do pedido (sabores ou produtos trocados, ou a falta de algum dos produtos ou itens) o consumidor deverá nos notificar sobre o fato assim que tomar ciência do erro, aplicando-se aqui as mesmas disposições quanto a troca, devolução (a depender da natureza do produto) e o reembolso, especificadas no tópico 3 – “Arrependimento ou Desistência”.
Caberá ao consumidor, portanto, as opções de troca do produto enviado errado/com defeito, a devolução com o consequente reembolso, o reembolso equivalente ao defeito/produto faltando ou envio do item/produto que estiver faltando.
7. Formas de reembolso:
O reembolso, em princípio, será feito da mesma forma em que foi realizado o pagamento. Caberá a devolução de forma diversa do pagamento mediante análise da especificidade da situação pela Cafezale, sendo elas:
- Cartão de Crédito: será solicitado o cancelamento do débito à administradora do cartão de crédito. Caso a cobrança já tenha sido efetuada, o estorno do valor pago poderá ocorrer em até 02 (duas) faturas subsequentes. Lembramos que esse procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão.
- Boleto bancário: a restituição do valor será feita em sua conta corrente em até 10 (dez) dias úteis.
- Débito on-line: a restituição do valor será feita em sua conta corrente em até 10 (dez) dias úteis.
- Via PIX: Após a realização da transferência, o valor cairá imediatamente na conta do consumidor.
No caso de devoluções por restituição em conta corrente, os dados completos devem ser informados para crédito, contendo (agência /conta /banco /nome /CPF) e a chave PIX, se existente. Todos os dados mencionados devem ser informados necessariamente por e-mail destinado ao SAC.
8. Forma de devolução
Para todas as demais devoluções, mesmo que não sejam decorrentes do exercício do direito de arrependimento ou desistência, aplica-se o disposto no “tópico 3”.
OBS: INFORMAMOS QUE, PARA OS PRODUTOS PROMOCIONAIS ANUNCIADOS COM O PRAZO DE VALIDADE PRÓXIMO DE EXPIRAR, NÃO SE APLICAM AS DISPOSIÇÕES ACIMA COLOCADAS, DE FORMA QUE OS MESMOS NÃO SERÃO PASSIVEIS DE TROCAS OU DEVOLUÇÕES.
Sempre à disposição!
Cafezale